O Flamengo anunciou nessa manhã a demissão do técnico Tite. Em um comunicado nas redes sociais, o Rubro-negro agradeceu os trabalhos prestados ao clube e desejou boa sorte na continuidade da carreira.
No mesmo comunicado, o Flamengo anunciou que interinamente o mais querido será comandado por Filipe Luís, que depois de uma conversa com Rodolfo Landim aceitou o desafio de conduzir o time até o final da temporada.
Adenor Bachi, o Tite, foi contratado há um ano, quando o Flamengo vivia uma crise sob o comando do argentino Jorge Sampaoli. Mal no campeonato brasileiro, eliminado da Libertadores e derrotado na Copa do Brasil, Sampaoli agonizava no comando do time, desde que o seu preparador físico dera um soco no rosto do atacante Pedro.
A direção enxergou no ex-comandante da seleção brasileira, a possibilidade de apaziguar os ânimos, conseguir a classificação direta para a Libertadores e em 2024, colher os frutos de um futebol mais pragmático, que é o estilo do técnico Tite.
Hoje, em 2024, a única coisa diferente para o momento da queda de Sampaoli é que não houve sob o comando de Tite, nenhuma agressão física no clube.
Já eliminado da Libertadores, o Rubro-negro vem fazendo uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro, no segundo turno tem números de clube rebaixado. Pela Copa do Brasil o time teve lampejos de bom futebol, como por exemplo, o primeiro jogo das oitavas de final contra o Palmeiras, no mais, cambaleando chegou às semifinais.
O futebol implantado por Tite no Flamengo, é um futebol pobre, previsível e sem variações. Há também críticas da insistência do treinador em utilizar jogadores fora de sua posição de origem.
Tite, também é criticado por morrer abraçado com medalhões, assim foi na seleção brasileira, assim foi no Flamengo. Um exemplo dessa teimosia aconteceu durante a partida contra o Peñarol, quando o mais querido foi eliminado da Libertadores. Mesmo com Nicolás de Lá Cruz, visivelmente com problemas e jogando muito mal, Tite manteve Charly Alcaraz no banco de reservas, a contratação mais cara da história do clube e que joga na mesma posição do uruguaio.
Com todos esses elementos, já não havia mais como manter o gaúcho como comandante rubro-negro. O próprio Tite, já havia manifestado internamente que não havia mais condições para continuar o trabalho e aguardava somente que a diretoria encontrasse uma solução.
Filipe Luís resistiu durante algum tempo a ideia de assumir o comando técnico dos profissionais, mas uma conversa com Rodolfo Landim no dia de ontem selou a decisão. O ídolo assume o time até o final do ano como interino.
Tite se despede do Flamengo, sendo o treinador com os piores números entre os 10 técnicos que passaram pelo Ninho do Urubu, na era Landim. Campeão Mundial, com duas copas do mundo no currículo, o treinador não deu liga no Flamengo. Agora faz parte do passado na história do Rubro-negro, um passado que ainda machuca a torcida do Flamengo.
O mais querido tem que voltar a jogar bem no campeonato brasileiro, para não colocar em risco a classificação para a Copa Libertadores da América 2025. Na Copa do Brasil o mais querido ainda disputa o título, que se vier dará um pequeno consolo a nação rubro-negra, que viu um ano promissor ser jogado no ralo.
Que Filipe Luís consiga ser o fato novo que o Flamengo precisa para encerrar a temporada de forma digna.