Por unanimidade, o STJ indeferiu o pedido de Vasco da Gama e Corinthians para que as datas das semifinais da copa do Brasil fossem mantidas no meio de semana e não para o fim de semana. Sábado (19/10) as 18:30, será realizada a partida entre Atletico Mineiro e Vasco da Gama e domingo (20/10) as 16hs, á partida entre Corinthians e Flamengo.
As partidas inicialmente estavam para os dias 16 e 17, quarta e quinta-feira, no meio de semana, imediatamente após a data FIFA. Atletico Mineiro e Flamengo pleitearam e foram atendidos pela CBF, para que os jogos fossem remanejados para o final de semana. Os clubes fizeram o requerimento por entender que provavelmente estariam desfalcados dos jogadores que estariam voltando de suas seleções. O Flamengo tem sete jogadores nessa condição.
Vasco e Corinthians, entenderam que de alguma forma estariam sendo prejudicados com a mudança de data. O tribunal não entendeu a alegação dos dois clubes, pois a mudança de data proporcionaria que os quatro clubes jogassem as partidas completos, pois todos tem jogadores servindo a seleções.
Além de entender que a mudança de data seria melhor desportivamente para a competição, o STJD, reforçou que o regulamento da competição, assinado por todos os clubes, inclusive por Vasco da Gama e Corinthians, prevê que a Confederação Brasileira, tem a prerrogativa de mudar as datas, não seria essa a primeira vez e em outros momentos, tanto Vasco, quanto Corinthians foram atendidos de forma semelhante.
Sob o aval da justiça as datas no fim de semana foram mantidas e os clubes que seriam sim prejudicados caso os jogos fossem realizados no meio de semana, seriam Flamengo e Atletico Mineiro. Clubes que investiram na contratação de jogadores caros e que pagariam alto preço por não ter seus contratados em campo.
As diretorias de Vasco e Corinthians sabem muito bem, que não haveria nenhuma razão para que o STJD acatasse tal pedido, mas jogaram para suas torcidas, que no fato queriam ser beneficiadas por ausências de jogadores importantes de Flamengo e Atlético Mineiro.
A pergunta a ser feita é onde está o benefício, por exemplo para o Flamengo? Pois o time entrará em campo com jogadores que estão sob contrato e são remunerados pelo clube. Ao contrário do Corinthians que entrará em campo devendo justamente ao Flamengo, pela contratação do lateral Matheuzinho e do goleiro Hugo Souza. Quem joga com jogadores que não são seus, não é o Rubro-negro, mas o clube de Itaquera.
Batido o martelo no STJD, é dada a última palavra quanto a esta questão, isso no âmbito desportivo que é o que a FIFA manda. No entanto, o Vasco da Gama, andou cogitando a possibilidade de entrar na justiça comum, o que a entidade máxima do futebol mundial proíbe. Se tomar tal atitude o clube de São Januário correrá o risco de sofrer a mesma derrota fora das quatro linhas e ainda sofrer sansões da FIFA.