Pelas quartas de final da Copa Libertadores, o Flamengo passou pelo Bahia, na noite desta quinta-feira (12/09/2024). O mais querido venceu a partida de ida no Maracanã, pelo placar de 1 a 0, com gol de Arrascaeta.
O Bahia veio ao Maracanã tentar um resultado positivo, que o levasse a classificação, no entanto, o jogo do tricolor baiano não trouxe grandes perigos a meta de Matheus Cunha. O time baiano costuma jogar um bom futebol, mas tem pouca efetividade atacando.
O soteropolitano fez um bom primeiro tempo e conseguiu um jogo equilibrado, mas ao retornar do intervalo, não conseguiu manter a pegada e foi dominado pelo Flamengo, que fez o seu gol em uma bela jogada em conjunto, Fabrício Bruno iniciou a reposição de bola com um passe para Léo Pereira, que encontra Léo Ortiz no meio-campo, Ortiz tentou um cruzamento para Arrascaeta, a bola foi rebatida por um jogador do Bahia e voltou aos pés do volante rubro-negro, que imediatamente acionou Bruno Henrique, BH arrancou para o ataque, deixando os defensores para trás, já na grande área cruzou para dentro e encontrou Arrascaeta, que empurrou para dentro do barbante e fechou a conta.
O Mais Querido fez um bom jogo, conseguiu se impor diante do Bahia, segurou o tricolor baiano na primeira etapa, no segundo tempo impôs o seu jogo e dominou a partida. Poderia ter obtido um resultado mais elástico, mas esbarrou no pouco entrosamento do seu ataque e na má fase de Gabriel Barbosa, que entrou em campo e pouco fez.
O destaque pelo Rubro-negro foi mais uma vez Leo Ortiz, que atuou como volante e conseguiu neutralizar Everton Ribeiro. Wesley e Bruno Henrique fizeram boas partidas, Arrascaeta voltando de lesão também atuou em alto nível. Gerson mais uma vez deu a alma em campo, o Coringa fez um jogo intenso e ao encerrar da partida, desabou de cansaço.
O Flamengo ainda está longe de apresentar o futebol possível para esse elenco, mas mostrou que está muito vivo e em evolução. Sem os reforços Alex Sandro, Charly Alcaraz e Gonzalo Plata, que assistiram o jogo da tribuna, o mais querido fez um bom jogo e tem tudo para que esse Flamengo e Bahia, tenha sido o marco da arrancada para as conquistas que poderão chegar em 2024.
Encerradas as quartas de final da Copa do Brasil, o mais querido já tem adversário definido. O Rubro-Negro enfrenta o Corinthians na semifinal. O alvinegro está empolgado com a vitória no campeonato brasileiro, entretanto, o cenário será outro, naquele momento o mais querido estava esfacelado, com vários de seus importantes jogadores lesionados. No reencontro o mais querido, terá não só a volta dos desfalques, mas também contará com os três reforços que estão inscritos para o torneio. Datas e mando de campo serão definidos pela CPF, em sorteios.
No Ninho do Urubu a chave já está virada para o jogo de domingo, quando pelo campeonato brasileiro, o mais querido enfrentará o Vasco. No primeiro turno o Mengão Queridão goleou o cruzmaltino pelo placar de 6 a 1. Os rivais chegam mordidos e em melhor fase nesse reencontro.
Há também por parte da comissão técnica rubro-negra, uma atenção especial para o jogo do meio de semana, quando o Rubro-Negro receberá no Maracanã o Penarol, pelas quartas de final da Libertadores da América. Esse sim é considerado até aqui o jogo do ano e uma vitória por um placar elástico aumentará as chances de permanência no torneio continental.
Tite terá à disposição no domingo, dois dos quatro reforços contratados na janela de meio de ano, Alex Sandro e Gonzalo Plata devem estrear, enquanto, Charly Alcaraz cumpre suspensão e Michael permanece aos cuidados do departamento médico, outra ausência deve ser a do uruguaio Nicolás de La Cruz que também está no DP, sendo preparado para o jogo contra o Penarol.
Com o Rubro-Negro vivo e forte nas três competições, a reta final da temporada será emocionante.