A partida entre Botafogo e Flamengo no Nilton Santos pelo returno do Brasileirão foi catastrófica para o Rubro Negro.
O time comandado por Tite entrou em campo juntando os cacos, com vários desfalques, tomou quatro gols do Botafogo e ainda perdeu Giorgian De Arrascaeta nos primeiros minutos de jogo.
O Time Alvi Negro foi melhor a maior parte do jogo, foram poucos os momentos em que o time da Gavea conseguiu se impor de alguma maneira.
Apesar da derrota o mais querido permanece no G4, mas com diversos problemas para enfrentar o Bolivar no meio de semana pela Libertadores da América.
A derrota para o Botafogo serviu para deixar totalmente claro que o calendário do futebol brasileiro é totalmente injusto com times que tem boa gestão e investem em grandes jogadores, o número de jogos acaba por desgastar o elenco e na reta final deixa esses times desfigurados.
O Flamengo não jogou bem, mas pelo menos metade do time não era titular e as peças de reposição de Tite também não eram as que integram o elenco principal. Sobraram os meninos da base, apesar de joias ainda não tem o cabedal necessário para partidas da envergadura que foi o clássico contra o Botafogo.
Muitos comentaristas costumam dizer que o Flamengo tem dois times e que os dois são competitivos. Isso deixa claro outra situação, para participar das três principais competições e com efetividade, equipes como Flamengo e Palmeiras terão que montar não dois, mais três times em condições de serem competitivos.
O técnico Tite comete erros, no entanto, culpá-lo não tem sentido quando o treinador perde metade da equipe e três dias depois ainda tem uma partida de vida ou morte em outra competição e na altitude de La Paz.
Obviamente que sair do Nilton Santos com uma derrota desconcertante como esta, deixa o torcedor extremamente frustrado, por outro lado, o Flamengo está vivo nas três competições.
Nós que costumamos cobrar profissionalismo da gestão de futebol devemos ter a clareza que demitir um técnico que está vivo nas três principais competições e com chances claras de título é falta de profissionalismo e isso é um dos fatores que tem impedido o Clube de Regatas do Flamengo de ganhar corpo e se tornar hegemônico.
O próximo compromisso do mais querido é no próximo domingo (25/08/24) contra o Red Bull Bragantino as 20hs.